Notícias

20/02/2018

54º Festival do Folclore recebeu 15 inscrições em quatro dias: sete são de grupos folclóricos

Até o fim dessa segunda-feira, 19 de fevereiro, 15 grupos haviam feito inscrição para participarem do 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que será realizado de 4 a 12 de agosto de 2018.

As inscrições começaram na última sexta-feira (16) e, este ano, estão sendo feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do evento (www.folcloreolimpia.com.br).

A iniciativa, que é inédita, foi uma decisão da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro (AODFB), com o intuito de ampliar a oportunidade de participação, que ganha cada vez mais reconhecimento, e trazer novidades culturais para a festa.

De acordo com o presidente da AOBDF, Davi Seixas Mendes, dos inscritos, sete são grupos folclóricos e oito parafolclóricos. “Alguns já participaram do Festival e outros são inéditos”, destaca. “A inscrição pela internet nos ajuda a conhecer grupos de todo país”, completa.

O primeiro a fazer inscrição foi o Grupo Folclórico Boi de Máscara Faceiro, da cidade de São Caetano de Odeivelas, estado do Pará. O Boi de Máscaras Faceiro surgiu no ano de 1937, criado pelos senhores Epaminondas de Sousa Chagas e Cândido Zeferino. A primeira versão durou até 1947. Em 1998, o Boi Faceiro, com seus “pirrôs mascarados”, “cabeçudos”, “bocudos”, vaqueiros, sua orquestra show e toda a sua alegria retomou suas atividades culturais e retornou para o povo odivelense, após 51 anos de paralisação. Tornou-se uma das principais referências culturais de São Caetano de Odivelas e um dos principais grupos de manifestação popular do interior do Estado do Pará.

Outro grupo inscrito, que ocupa grande importância no cenário cultural, é o Terno de Congo Sabiá, de São Sebastião do Paraíso, estado de Minas Gerais. Com 115 anos de fundação, já participou do Festival de Olímpia e deve retornar este ano.

INSCRIÇÕES

Poderão participar do Festival do Folclore de Olímpia, grupos folclóricos e parafolclóricos, artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvam atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular.

As inscrições poderão ser efetuadas até 16 de março de 2018. O grupo deverá anexar, obrigatoriamente, no campo específico da ficha de inscrição, as seguintes informações: histórico com síntese das atividades e objetivos do grupo para serem lidos antes de cada apresentação (com no máximo 5.000 caracteres); cinco fotos em alta resolução do grupo, indispensáveis para promoção do evento, ficando desde já autorizada a divulgação das mesmas; e links de vídeo (preferencialmente no Youtube) do trabalho do grupo e especificações técnicas.

A inscrição do grupo fica condicionada, obrigatoriamente, ao envio dos anexos solicitados e à exatidão dos dados informados.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Terra de Águas Quentes e oficialmente reconhecida como Capital Nacional de Folclore, pela Lei Federal nº. 13.566/2017, realiza no mês agosto, mês do Folclore, sua festa maior, recebendo grupos de todas as regiões do Brasil, que mostram sua cultura por meio de músicas, danças, artesanato e culinária, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore).

Em sua programação constam, além de danças e folguedos folclóricos, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.


COMPARTILHE

Mais Notícias