Culinária

PRATOS DOCES

1 – PÉ-DE-MOLEQUE

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) glicose de milho (tipo Karo), 5 xícaras (chá ) de amendoim torrado (com ou sem casca), 1 colher (sopa) de bicarbonato, óleo para untar a forma.

Preparo: Junte tudo e leve ao fogo até dourar. Quando o amendoim começar a estalar, retirar da panela, juntar 1 colher (sopa) de bicarbonato e bater fortemente. Despeja em assadeira ou sobre o mármore, untado. Deixar esfriar um pouco e cortar em quadradinhos.


2 – BROA DE AMENDOIM

Ingredientes: 1 kg de amendoim torrado e moído; 1 kg de açúcar refinado, 1 kg de farinha de trigo, ½ kg de banha, 6 ovos, 1 colher (café) de sal amoníaco.

Preparo: Misturar a farinha, o amendoim e o açúcar. Depois, abrir em bacia grande, pôr a banha, os ovos e o amoníaco. Amassar até dar o ponto de enrolar. Formar o desenho de uma trança e assar. (Anuário do Folclore – 1976).

3 – ESTRELINHAS DE MEL

Ingredientes: 1 xícara(chá) de mel quente, 1 xícara (chá) de amendoim torrado e picado, 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de baunilha, 1 colher (chá) de raspas de limão, 3 cravos torrados, 1 xícara (chá) frutas cristalizadas picadas, 5 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) bicarbonato.

Preparo: Misturar o bicarbonato e o açúcar, amassando bem. Juntar os demais ingredientes, sovando bem a massa. Levar à geladeira por 2 horas. Abrir a massa com um rolo, numa espessura grossa, e cortar em formato de estrelas (com forma própria). Assar em forma untada (Anuário do Folclore – 1983).

4 – AMANDOIM CROCANTE

Ingredientes: 1kg de amendoim cru, 1xícara (chá) de açúcar (cristal), ½ xícara (chá) de água, 3 cravos, 1 pau de canela, (opcional: 2 colheres (sopa) de Nescau)

Preparo: Coloca-se o amendoim cru, com casca, em panela grossa. Sobre ele coloca-se o açúcar, o cravo e a canela. Mexer constantemente. Jogar a água, ferver até secar. É bom comer bem quentinho (Receita de Carmélia Gonçalves Sabião – Pirangi).

5 – FATIAS DE AMOR

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de amendoim (torrado e moído), 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de fermento em pó, 3 xícaras (chá) de fubá, 2 xícaras de leite, 3 colheres (sopa) de manteiga, 6 gemas.

Preparo: Bater as gemas com o açúcar. Juntar os demais ingredientes, mexendo bem. Assar em forma untada, fogo brando. Cortar em fatias. (Anuário do Folclore – 1997).


6 – BOLO DE FUBÁ E MAISENA

Ingredientes: 1 copo (americano) de fubá, 1 copo de maisena, 1 copo de farinha de trigo, 2 copos de açúcar, 1 copo (medida copo requeijão) de amendoim torrado e moído, 1 copo (americano) de leite, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de banha, 3 ovos (claras em neve), 1 colher (sopa) de pó Royal.

Preparo: Bater, juntos, todos os ingredientes, mexer até ficar bem misturado. Assar em forma redonda com furo no centro.


7 – SORVETE COM AMENDOIM

Ingredientes: 1 colher (sopa) de adoçante em pó (ou açúcar), 4 colheres (sopa) de amendoim, 1 colher (café) de baunilha, 1 xícara de leite desnatado, 200g de sorvete (qualquer um, cremoso).

Preparo: Bater por 3 minutos no liquidificador. Peneirar a mistura (se achar necessário). Colocar essa massa em uma panela e mexer por 10 minutos, até obter calda cremosa. Em uma taça coloque o sorvete e cubra com a calda quente.


8 – CAJUZINHO DE AMENDOIM MOÍDO

Ingredientes: 200g de amendoim torrado e moído, 1 xícara (chá) de açúcar, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 gema, 1 colher (chá) de manteiga, 5 colheres (sopa) de leite.

Preparo: juntar todos os ingredientes, mexer bem, formando pasta compacta. Pegar com uma colher (sopa) com porção da pasta e fazer os docinhos com forma de cajus. Pode-se enfeitar com palitos verdes (hastes) e cravo na extremidade.

9 – TORTA DE AMENDOIM MOÍDO

Ingredientes: (Massa): 6 claras, 4 gemas, 8 colheres (sopa) de açúcar, 200g de amendoim torrado e moído, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de pinga.

Ingredientes: (Recheio) 2 gemas, 6 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de creme de amendoim (encontrado em caixinhas ou preparado caseiramente), 2 copos de leite, 100g de margarina.
Preparo: Bater as claras em neve. Juntar as gemas, o açúcar, o amendoim, a farinha e a pinga. Colocar em forma untada e polvilhar com farinha de trigo. Assar em forma untada.

Recheio: Leve ao fogo o leite, o creme de amendoim, o açúcar e as gemas, até formar um mingau grosso. Acrescentar a margarina e, caso goste, algumas gotas de baunilha.

Montagem: Corte o bolo ao meio, no sentido do comprimento. Coloque sobre uma das partes do recheio. A outra metade cobrirá a anterior. Sobre ela salpique um punhado de amendoim torrado, sem casca, picadinho.


10 – PAÇOQUINHA (de Lourdes Bôer Grassetti – Pirangi)

Ingredientes: ½ kg de amendoim torrado e moído, 4 copos (americano ) de açúcar, 2 copos de água.

Preparo: Levar o açúcar ao fogo – menos 1 xícara (chá) que será usada logo mais.Separadamente, caramele o açúcar da xícara, leve-o ao fogo com o restante do açúcar. Misture a água até o ponto de calda. Acrescente o amendoim. Bata bem até engrossar. Despeje na pia ou em mesa de mármore, deixe esfriar e corte em cubos.


11 - BOLO DE AMENDOIM (de Lourdes Bôer Grasseti)

Ingredientes: 3 ovos, 2 xícaras (chá) de amendoim cru, sem pele e moído, 2 xícaras (chá) de leite, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 colher (sopa) de pó Royal, açúcar a gosto.

Preparo: Bater as claras em neve. Juntar a elas as gemas, o amendoim moído, o leite, a farinha, a margarina, o açúcar. Misturar bem. Colocar o fermento. Assar em forma de buraco.


12 – PÉ-DE-MOLEQUE DE RAPADURA (de Ideh Camargo Silva)

Ingredientes: 1 copo (medida requeijão) de leite, 3 xícaras (chá) de rapadura raspada, 1 colher (sopa) de margarina, 1 xícara (chá) de amendoim torrado, em peles e moído.

Preparo: Misturar o leite, a rapadura e a margarina. Levar ao fogo e mexer com colher de pau até ficar em ponto de pasta. Retirar do fogo. Misturar o amendoim, mexendo firme. Despejar sobre mármore ou superfície lisa. Quando esfriar, cortar em quadradinhos.


13 – ACORDA MARIDO (de Ideh Camargo Silva)

Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído, 1 litro de leite, 3 gemas batidas; 2 xícaras (chá) de açúcar.

Preparo: Colocar todos os ingredientes em uma panela. Levar ao fogo, obedecendo a ordem dos mesmos. Mexer sem parar, com colher de pau, até ferver. Servir bem quente em xícaras ou copos resistentes ao calor.

14 – PÉ-DE-MOLEQUE DA IDEH CAMARGO SILVA

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de mel Karo, 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele, moído, 1 colher (sopa) de bicarbonato.

Preparo: Levar ao fogo o mel e o amendoim. Mexer bem, até dar o pondo de fio. Retirar do fogo e colocar o bicarbonato. Misturar bem e colocar sobre mármore ou sobre a pia. Ao esfriar, cortar em quadradinhos.

15 – PAÇOQUINHA

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, moído sem a pele. 500 gramas de bolacha Maria, 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de margarina.

Preparo: Bata no liquidificador, primeiro o amendoim, depois da bolacha. Coloque a mistura dos dois em uma tigela. Junte o leite condensado e a margarina. Mexa bem. Esparrame a massa em assadeira média. Corte em quadradinhos.


16 – BATIDA DE AMENDOIM (à moda de Waldemar Campos Silva-Pirangi)

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído, 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 copo (americano) de licor de cacau, 1 litro de pinga.

Preparo: Bata tudo no liquidificador. Coloque em litros ou garrafas. A cada vez de servir, sacudir bem o frasco.

17 – TORTA DE AMENDOIM

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de manteiga, 9 colheres (sopa) de açúcar, 3 gemas batidas, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 xícara (chá) de amendoim moído, 9 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher de (sopa) de fermento em pó, 1 copo (americano) de café coado, sem açúcar, 3 claras batidas em neve, manteiga para untar.


Preparo: Bata a manteiga com açúcar, até formar um creme. Junte as gemas, o chocolate e o amendoim, mexa bem. Acrescente a farinha, o fermento e o café. Mexa novamente Junte as claras em neve. Mexa delicadamente. Coloque em uma forma untada e asse.


18 – ROCAMBOLE DE AMENDOIM

Ingredientes: 6 ovos, 6 colheres (sopa) de açúcar, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 lata de leite condensado, 1 e ½ lata de leite de vaca, 250g de amendoim torrado e moído.

Preparo da massa: Bater bem as gemas. Juntar às claras batidas em neve. Juntar o açúcar e bater até formar bolhas (bater no liquidificador ou batedeira). Colocar a farinha e mexer bem. Usar colher de pau. Levar ao forno em forma untada.

Preparo do Recheio: Unir o leite condensado ao de vaca. Levar ao fogo em panela que não grude, mexendo até engrossar. Deixar esfriar e acrescentar o amendoim.

19 – PUDIM DE AMENDOIM

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite comum, 4 ovos, 1 xícara (chá ) de amendoim torrado, moído.

Preparo: Bater tudo no liquidificador. Despejar em forma untada. Assar em banho-maria, forno médio, por cerca de uma hora.


20 – “MUSSE” DE AMENDOIM

Ingredientes: 1 pacote de gelatina sem sabor, 200g de amendoim sem pele, moído, 2 latas (medida da de leite condensado) de leite de vaca, 1 lata de creme de leite (sem soro), 1 lata de leite condensado, 3 claras em neve.

Preparo: Dissolver a gelatina em 1 xícara (chá) de água quente. Colocar (menos as claras) todos os ingredientes no liquidificador, bater até ficar homogêneo. Colocar tudo em pirex ou tigela redonda, misturar as claras batidas e levar à geladeira por algumas horas. Servir gelado.


21 – PAVÊ DE AMENDOIM

Ingredientes: 200g de biscoito champagne, 1 lata de leite condensado, 3 latas de leite de vaca, 2 gemas, 1 abacaxi picado, 1 pacote de amendoim moído, 2 colheres (sopa) maisena.

Preparo: Umedecer o biscoito no leite e, com ele, forrar um pirex redondo. Levar o abacaxi ao fogo, com um pouco de açúcar. Despejar quente sobre o biscoito.

Preparo do Creme: Juntar o leite condensado, o de vaca, as gemas e a maisena. Levar ao fogo e mexer até engrossar. Misturar a metade do amendoim. Em seguida juntar tudo sobre o abacaxi. Novamente, jogue a outra metade do amendoim por cima.

Cobertura: 3 claras em neve, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de creme de leite. Bater tudo junto por cima do amendoim. Deixar na geladeira por algumas horas.


22 – MUNGUNZÁ (de Ineh Bueno de Camargo – Pirangi)

Ingredientes: 500g de canjica (milho branco picado) 4 paus de canela, 6 colheres (sopa) de açúcar, 5 cravos, ½ litro de leite, 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de amendoim, batido no liquidificador.

Preparo: Deixe a canjica de molho de um dia para o outro. Escorra a água. Coloque em panela grande, com 2 litros de água, deixe cozinhar até amolecer. Junte a canela, o cravo, o açúcar. Junte o leite fervido, mexendo com colher de pau. Acrescente o leite de coco, o leite condensado e o amendoim. Mexa bem e retire do foco. Se quiser um mungunzá mais doce, coloque um pouco mais de açúcar.

23 – GELADO DE AMENDOIM

Ingredientes: ½ litro de leite, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de baunilha líquida, 5 gemas, 5 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem sal.

Preparo: Ferva o leite com o açúcar e a baunilha. Bata as gemas. Coloque-as no leite, batendo sem parar, com colher de pau, até que fique um creme. (Sabe-se o ponto quando a massa começa a grudar na colher). Retire do fogo e deixe amornar. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Junte a pasta de amendoim. Bata mais um pouco. Coloque em vasilhas de sobremesa e deixe gelar.

24 – BOLO DE AMENDOIM

Ingredientes (para a massa): 4 ovos; 2 copos (americano) de açúcar, 2 copos de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento, 1 copo de leite morno, 200g de amendoim moído.

Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de leite de vaca, 1 colher (sopa) de margarina.

Preparo da massa: Bater as claras em neve, acrescentar ao açúcar, bater as gemas e juntá-las ao açúcar. Colocar a farinha, o fermento, o amendoim. Assar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo.

Cobertura: Leve, juntos, ao fogo, o leite de vaca, o leite condensado e a margarina, batendo bem para formar massa cremosa sobre o bolo pronto, jogar a cobertura ainda quente.

PRATOS SALGADOS

1 – MACARRÃO COM AMENDOIM

Ingredientes: ½ kg de lombo de porco cortado em tiras, 3 colheres (sopa) de margarina, 2 tabletes de caldo de galinha; 4 colheres (sopa) de leite aquecido, 1 xícara (chá) de pepino picado, pimenta-do-reino a gosto, ½ xícara de (chá) de amendoim torrado e descascado, 500 g de talharim cozido e coado.

Preparo: Doure o lombo na margarina, junte os tabletes de caldo de galinha. Deixe amaciar. Acrescente o pepino. Mexa bem. Coloque a pimenta-do-reino, junte o amendoim, mexa bem, deixe no fogo com um pouco de molho. Jogue a mistura bem quente sobre o macarrão cozido e escorrido. Sirva com arroz branco se quiser e uma salada verde.

2 – AMENDOIM PICANTE

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de amendoim (torrado, sem peles), 1 colher (chá) de pimenta aiena; 1 colher (chá) de páprica doce, 1 pitada de canela em pó, 1 xícara (chá) de uva-passa branca, sal a gosto.

Preparo: Misture todos os ingredientes e deixe descansar por meia hora, dando uma mexida de quando em quando. Sirva como aperitivo com torradas ou pão fresco.

3 – FRANGO XADREZ (Receita de Ineh B. de Camargo – Pirangi)

Ingredientes: 1 kg de frango cortado em quadradinhos, pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de shoyo, 5 dentes de alho bem picados, 1 xícara (chá) de cheiro verde picado, 1 clara de ovo batida em neve, 1 colher (sopa) de maisena, 1 xícara (chá) de conhaque, 2 cenouras em cubinhos, 1 pimentão verde e 1 vermelho em tirinhas, 1 cebola em rodelas, 1 xícara (chá) de amendoim (grão grandes, assados), meio abacaxi em pedaços, 2 colheres (sopa) de açúcar.

Preparo: Tempere o frango com todos os temperos. Deixe descansar por uma hora. Em panela grande, coloque 3 colheres de azeite. Despeje o frango, deixe-o dourar e cozinhar até amaciar. Retire-o da panela, deixando-o seco, reservando o molho em que foi cozido. Volte a panela ao fogo, colocando no molho as cenouras, os pimentões e as cebolas. Mexa, misturando o frango a esse molho pronto. Sirva com arroz branco. Se quiser, pode fazer um molho com 3 colheres (sopa) de mel, 1 colher de shoyo, 2 colheres de massa de tomate, 2 colheres de catchup e 1 colher de açúcar.


4 – BOBÓ DE CAMARÃO COM AMENDOIM (de Ineh B. de Camargo)

Ingredientes: (para 6 pessoas)-1 kg e meio de camarão (limpo, sem as tripinhas), 1 cebola grande batidinha, 2 colheres (sopa) de azeite e 2 de óleo, 2 tabletes de caldo de galinha, 1 xícara (chá) de cebolinha, salsa e sal, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, 1 lata de polpa de tomate, 2 vidros de leite de coco, 1 e ½ (chá) de amendoim torrado e moído, 1 kg de mandioca cozida e passada no espremedor, 3 colheres (sopa) de azeite de dendê, 1 cabeça de alho esmagados.

Preparo: lave e limpe os camarões. Frite a cebola e o alho no azeite e no óleo. Junte o camarão e mecha. Acrescente o caldo de galinha, a salsa, a cebolinha e o sal, as pimentas e massa de tomate, o leite de coco, o amendoim. Mexa bem e acrescente 2 copos (americanos) de água, até ferver. Engrosse com a mandioca, colocando-a aos poucos, mexendo sem parar, com colher de pau. Quando formar uma pasta, coloque o azeite de dendê. Experimente o gosto. Sirva com arroz branco ou acaçá.

5 – VATAPÁ (à nossa moda – para 10 pessoas)

Ingredientes: 1 kg de camarão médio; 1 e ½ kg de sobrecoxa de frango, 2 cebolas grandes batidas, 2 cabeças de alho grandes batidas, 2 cabeças de alho esmagadas, 4 colheres (sopa) de óleo, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 xícaras (chá) de salsa e cebolinha picadas, 2 colheres (sopa de sal, 2 tabletes de caldo de galinha, 2 latas de massa de tomate, 2 pimentas vermelhas, pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara (chá) de castanha de caju moída ou picada, 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído, 2 vidros de leite de coco, 1 vidro pequeno de azeite de dendê.

Preparo: Lave o frango, retire a pele, tempere com alho, cebola, óleo, azeite, cheiro-verde, sal, caldo de galinha, pimentas, suco de tomate, 2 copos (americano) de água, ou o que baste para cobrir o frango. Leve ao fogo, tampando a panela. Deixe cozinhar até amaciar o frango. Deixe esfriar. Desfie o frango em pedaços grandes, reserve-os no molho. Em outra panela aqueça o óleo e o azeite restantes, acrescente os temperos que sobraram quando temperou o frango. Junte o camarão, mexa te fritar levemente. Coloque 1 lata de suco de tomate, 2 copos de água, deixe ferver por uns 10 minutos.

Junte o camarão ao frango. Misture bem. Acrescente a castanha de caju, o amendoim e o leite de coco. Mexa bem. A seguir, coloque 2 caixinhas de creme de arroz dissolvidas em 2 copos de água fria. Vá mexendo até que forme uma grossa mistura. Acrescente o azeite de dendê. Mexa bem, não pare de ferver.

Sirva com arroz branco ou acaçá (mingau feito com uma caixa de creme de arroz dissolvido em 2 vidros pequenos de leite de coco).

Nota da autora da Receita:
“Esta receita foi colhida por Ineh Bueno de Camargo, em Salvador – 1964, depois de haver provado vatapá em diversos restaurantes típicos. Esta foi do Restaurante Dona Flor, situado na Praça Castro Alves”.


COMPARTILHE