Menu
Sobre o Festival

O Festival do Folclore mais tradicional do Brasil!

A Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”, área com 9,6 hectares, apresenta anualmente muitos grupos Folclóricos e Parafolclóricos de vários estados brasileiros e recebe visitantes de todas as regiões do país.

O Festival do Folclore é um encontro da cultura Brasileira. Além de preservar e manter a cultura popular, o Festival fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade e em toda região noroeste do Estado de São Paulo. Olímpia mantém e incentiva durante todo o ano grupos folclóricos locais, os quais hoje são 15 (quinze) Folclóricos e 3 (três) Parafolclóricos.

José Sant’anna, criador dos Festivais do Folclore, durante sua atividade pedagógica em meados da década de 50, se descobriu com vocação ao estudo do folclore brasileiro, tornando-se desde então um atuante folclorólogo. Ao elaborar pesquisas e exposições acerca do assunto, empreendidas com auxílio de seu alunado e restritas ao âmbito escolar, o professor as transcendeu às ruas olimpienses realizando assim em 1965, o 1º Festival do Folclore de Olímpia, evento que é hoje detentor de alto prestígio e que em razão de tais méritos tornou-se de projeção nacional, ensejando à Olímpia o consagrado título de “Capital do Folclore”, instituído pela Lei Federal Nº 13.566/2017.

IDENTIFICAÇÃO DO FESTIVAL

Objetivos e Metas

- Resgatar e preservar as manifestações da Cultura Tradicional de todas regiões do país, proporcionando a interação entre todos os integrantes nos alojamentos, no refeitório e no local de confraternização.

 - A troca de informações e oportunidades de pesquisas que ocorrem durante o festival é de grande importância para o crescimento e fortalecimento dos grupos que aqui se encontram vindos de norte a sul do país.

- Formar a consciência para a Cultura e Paz.

- Contribuir para o fomento da capacidade econômica local.

 Justificativa

Estudiosos, pesquisadores e amantes da cultura encontram nos festivais, condições para execução de seus trabalhos acadêmicos, na busca por resultados positivos e esperados em suas pesquisas.

Em decorrência de muitas manifestações folclóricas estarem em vias de extinção, a sobrevivência de muitos destes grupos folclóricos encontram no Festival de Olímpia motivação para manterem-se vivos, atuantes e desta forma a tradição e a cultura popular se mantêm preservadas.

Milhares de estudantes de todos os níveis escolares encontram no Festival do Folclore fonte de pesquisa e desenvolvem o espírito de cidadania e civismo através de conhecimento de suas raízes.

A economia local e regional é fortalecida com a realização do evento.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Apresentação de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos
Música e Dança de todas as regiões brasileiras são mostrados ao público que passa pelo Festival diariamente.

Peregrinação Folclórica
Apresentações dos grupos Folclóricos e Parafolclóricos participantes, que visitam estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, agências bancárias, os quais levam o festival a toda comunidade.

Seminários de Estudos Sobre Folclore
Palestras ministradas por especialistas em Folclore com a participação de educadores, estudantes e pesquisadores.
Temas expostos e debatidos em mesa redonda.
Organização: Secretaria Municipal de Educação.

Campeonato Malha Bocha e Truco
É tradição dentro da programação a realização desses campeonatos.

Gincana de brinquedos tradicionais infantis
Proporciona às crianças a oportunidade de participar e vivenciar as brincadeiras da infância, de forma que o resgate destas atividades estimule a brincarem durante todo o ano nas suas residências e nos pátios das escolas.
Participam estudantes locais e das demais cidades visitantes.

Oficina Folclorança
Atividades que desenvolvem a criatividade e habilidade na confecção de brinquedos para as brincadeiras infantis (papagaios/pipas, bitu, pião, arco...) a partir de sucata e material reciclável.
Participam crianças da comunidade e os demais visitantes.

Pavilhão do Artesanato
Participação de artesãos locais, da região do estado de São Paulo e outros estados.

Exposição e Concurso de Artes
Amostra de pintura e escultura, tendo com o tema o folclore, com participação de artistas locais e regionais, incluindo outros estados do país.

Recitação de poemas, versos e contos
Estimular a pesquisa, estudo e produção/criação de textos sobre o folclore nacional e desenvolver a oralidade e expressões artísticas.

Oficina de Literatura
Desenvolver a escrita, leitura e criação de textos sobre o folclore nacional com produção em diferentes tipologias.

Oficina de folguedos folclóricos
Estimular os alunos a pesquisar e estudar os folguedos folclóricos.

Desfile Apoteótico
Apresentação de coreografia, enredos e ritmos, realizando a confraternização com todos os grupos folclóricos. Desfilam pelas avenidas da cidade os grupos participantes da edição.

Museu de História e Folclore Maria Olímpia
Visita ao rico acervo com apresentação e integração de grupos Folclóricos dentro do Museu, promovendo e divulgando o folclore nacional.

Minifestival do Folclore
Um dos eventos diários do Festival é apresentado por crianças das escolas da rede pública municipal, que durante todo o ano letivo em horários alternativos aos das aulas, estudam e praticam as tradições folclóricas do Estado homenageado.

Missa de Ação de Graças
Apresentação de grupos de violeiros Mensageiros de Cristo e a participação de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos.

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Olímpia / SP

Endereço:
Avenida Menina Moça, nº 800, Vila Hípica CEP: 15400-000
Telefone: 
(17) 3281-6415      
Acompanhe-nos:
© Copyright Instar E-mail Marketing, E-mail e Sites - 2006-2019. Todos os direitos reservados.