Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
AGO
11

59º FEFOL já registrou mais de 75 mil pessoas no Recinto do Folclore e segue até domingo com programação gratuita

Sexta, 11/08/2023
Sucesso de público, a 59ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia tem sido o ponto de encontro não só da cultura do Brasil, mas também das famílias olimpienses e visitantes. O evento, realizado desde o último sábado, dia 05 de agosto, segue até este domingo, dia 13, com extensa programação gratuita.
 
Segundo balanço da Comissão Organizadora, até nesta quinta-feira (10), mais de 75 mil pessoas já passaram pelo Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, apenas na programação noturna, sem contabilizar os grupos participantes e também o movimento das atividades diurnas da Educação, que movimentam o FEFOL.
 
Grande participação também via internet, com presença maciça dos internautas de diversos cantos do país, acompanhando a programação noturna que é transmitida pelos canais oficiais, registrando mais de 60 mil visualizações até o momento.
 
Nesta sexta (11), as apresentações do Palco Principal continuam, com cerca de 15 grupos folclóricos e parafolclóricos de norte a sul do país abrilhantando a festa, a partir das 20 horas. Já no sábado (12), o Recinto se preenche ainda mais com a chegada dos grupos tradicionais do estado de São Paulo que sempre encerram a festa. Por isso, a programação que terá mais de 25 apresentações, terá início às 18 horas, para não se alongar durante a madrugada, prestigiando as famílias e o público assíduo da festa.
 
Ainda no sábado (12), pela manhã, o FEFOL promove a grande peregrinação dos grupos na Praça da Matriz, às 10 horas, em uma bonita e grandiosa confraternização da cultura brasileira.
 
A organização do evento, a diversidade das atividades existentes no Recinto, a encantadora programação artística com grupos de todo o país, a decoração e estrutura da edição estão entre os principais pontos destacados pelo público.
 
ENCERRAMENTO
No domingo, dia 13 de agosto, o encerramento do 59º FEFOL será marcado pelo tradicional desfile, na Avenida Menina Moça, em frente à portaria principal, a partir das 09 horas. Uma a uma, as cinco regiões brasileiras percorrerão o trajeto, na passarela da cultura popular, composta pelos grupos que as representam. O Grupo Folclórico Parafusos, de Largato – SE, será o abre-alas do cortejo.
 
Ao todo, 37 grupos participantes do FEFOL estarão presentes no desfile, que contará ainda com a participação especial e inédita da Escola de Samba Mocidade Independente da Zona Leste, de São Paulo, que faz parte do grupo especial e, neste ano, teve seu samba-enredo inspirado em Olímpia e no Festival do Folclore.
 
À noite, a programação começa às 20 horas, com os grupos que ainda estarão presentes e apresentação da escola de samba e da Orquestra de Violas da ABECAO de Olímpia, encerrando a festa.