Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
AGO
10

Programação do Fefol Digital terá 6º Simpósio de Estudos Etnomusicológicos nesta terça

Segunda, 10/08/2020

Os pesquisadores e interessados nos estudos acerca do folclore não podem perder o 6º Simpósio de Estudos Etnomusicológicos. O evento, que integra a programação do 56º Festival do Folclore de Olímpia, será realizado nesta terça-feira, dia 11 de agosto, em formato digital.

Criado pelo pesquisador olimpiense Estêvão Amaro dos Reis, em 2014, para ser um espaço de reflexão dentro do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol), o Simpósio tem o objetivo de integrar pesquisadores, professores e alunos, mestres dos grupos folclóricos participantes e todas as pessoas interessadas nos temas do folclore e das culturas populares brasileiras.

O 6º Simpósio é uma realização da Associação Olímpia para Todos, com organização e coordenação geral do professor Dr. Estêvão Amaro dos Reis, com o apoio da Fundação Koellreutter, Folclorando Brasil, Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, Histórias e coisas para fazer, Boitatá Folclore e Cultura Popular.

Com o tema "Práticas musicais coletivas: o folclore em tempos de pandemia", a edição de 2020 será virtual por conta da pandemia da Covid-19, com transmissão, a partir das 18 horas, em duas páginas no Facebook:  www.facebook.com/olimpiaparatodos e www.facebook.com/estevao.amarodosreis.

Doutor em Música e Etnomusicologia pela Unicamp, Estêvão Amaro destaca que o objetivo desta edição é o de refletir sobre o impacto da pandemia da Covid-19 nas práticas dos grupos folclóricos, práticas estas que são essencialmente coletivas.

Este ano, o evento terá o formato de uma mesa redonda virtual, formada pelos professores e pesquisadoras Suzel Reily (Unicamp), João Pio (Comunidade dos Arturos, de Contagem - MG) e Welson Tremura (Universidade da Flórida). A medição será do professor Estêvão Amaro. A participação é gratuita, e aberta a todos os interessados nos temas do folclore e das culturas populares brasileiras. Durante a transmissão o público poderá participar enviando perguntas para os convidados, formando assim uma grande roda de conversa, interativa e virtual.